quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Caminhada nº12 2010

Passeio no próximo sábado.

Saída – 14h30 do café Pimpão

Destino – Talhadas do Vouga (Sever do Vouga)

Descrição:

Rota do MEGALÍTICO

“O PR5 – “Rota do Megalítico” é um percurso pedestre, com cerca de 9000 metros, em circuito, envolvendo Arcos, três monumentos megalíticos e o santuário de Sta Maria da Serra.

Inicia-se em Arcas, junto á capela, rumando para oeste por um caminho largo. A 500 metros, do lado esquerdo, encontra-se a anta da Capela dos Mouros.

Esta, é uma sepultura megalítica de grandes dimensões composta de câmara e corredor longo.

Continuando o percurso, inicia-se uma suave descida e, passados uns 1000 metros, toma-se um caminho á esquerda para sul, que atravessa o vale de Arcas. Atingida a estrada de asfalto, sobe-se por esta uns 400 metros e depois, à direita, por um antigo caminho que sobe para a casa da floresta, onde entronca com a estrada empedrada que leva ao santuário de Sta Maria da Serra.

Continua-se por ela até um largo onde se inicia a subida para o santuário. Aqui, no entroncamento dos cinco caminhos, toma-se o da direita, que desce. Passados uns 400 metros, à esquerda, sobe-se por um estradão florestal e após 200 metros encontra-se à direita um caminho que leva á anta do Poço dos Mouros que dista daqui uns 150 metros.

Esta anta é – à semelhança da anterior – uma sepultura megalítica de corredor sob montículo artificial.

Após a visita, retorna-se ao caminho principal continuando a subida até ao santuário de Sta Maria da Serra, do qual se obtém uma bela panorâmica sobre a ria de Aveiro.

Daqui segue-se pela estrada empedrada até se encontrar um pequeno caminho que, a uns 50 metros do entroncamento dos cinco caminhos onde já se passou anteriormente, ruma á direita, para norte.

De imediato atravessa um estradão, toma um aceiro e, passados 50 metros, ruma à direita por um caminho antigo para nordeste. Após 1500 m encontra-se á esquerda a anta da Sepultura do Rei.

Esta é uma cista de tradição megalítica pertencente a um período cronológico diferente das anteriores sendo exemplar único na região.

Continuando o caminho, chega-se a um largo estradão florestal que se toma á direita, descendo suavemente. A uns 800 metros, sobe-se por um caminho largo, para oeste pelo qual se chega rapidamente a Arcas. “

Podem convidar quem entenderem.