quarta-feira, 1 de abril de 2009

Caminhada n. 6 2009

6º º TOCANDAR de 2009.

Dia: 04 de Abril 2009

Percurso: Baixo Vouga Lagunar (vêr texto abaixo)
A Ficha Técnica:
Distância: 10 km
Tempo Previsto: 02h30m
Desníveis: +/- 10mt
Nível Dificuldade: Baixissima

As Horas:
08h30 Em frente Café Zinor-Esgueira.
09h15 Inicio percurso.
12h00 Fim percurso
12h30 Regresso

Inscrições: Quem se inscrever tem de dizer qualquer coisinha sobre uma ave, àrvore ou animal da zona, da seguinte forma:
se o nome da pessoa começa por "A" pode falar na Águia-sapeira, se por "C" na Carriça...etc

----
E a nota habitual p/ a boa disposição, retirada do famoso "Dicionário Porrinha":
Bugiar – passear até ao Bugio.
Burrego – carneiro que tem a mania que é burro.

1abrç
Amílcar

-------------------
Texto

O trajecto do percurso pedestre desenvolve-se em zona de clara dominância do «Bocage», não o "Manuel Maria Barbosa du Bocage"mas...vêr abaixo.

"O «Bocage» corresponde a uma unidade de paisagem bastante peculiar e de rara beleza caracterizada pela compartimentação do espaço rural. Esta compartimentação é feita por sebes vivas as quais são compostas por Salgueiros, Amieiros, Carvalhos, Pilriteiros e Sabugueiros, entre outras. À compartimentação vegetal junta-se também uma densa rede de valas o que faz com que os campos sejam muito pequenos. Neste habitat a diversidade faunística e florística é elevada.

Ao longo do percurso, por entre campos e sebes, é possível observar, e sobretudo ouvir, uma elevada diversidade de espécies de aves, nomeadamente o Melro, a Carriça, o Pisco-de-peito-ruivo, o Chapim-real, o Chapim-azul, o Estorninho, o Guarda-rios, e a Toutinegra, entre muitas outras."-Quercus

e majestosas Águias sapeiras, o Milhafre-preto, o Pato-real,Garças-brancas, narcejas, bicos-de-lacre, maçaricos, diversas espécies de gaivota, mergulhõres, rolas-do-mar

e ainda a Fuinha-dos-juncos, ....

Sem comentários:

Enviar um comentário